26 outubro 2008

O BATIZADO DOS LIVROS - NOITE DE AUTÓGRAFOS



Mesmo com todos os problemas de esquecimento que tenho dificilmente a noite de 24 de Outubro de 2008 se apagará da memória.
Cento e uma pessoas registraram presença no sarau de lançamento dos livros “À Independência, entre Rios” e “Falando de amor e outras coisas mais” no auditório do Satélite Esporte Clube que gentilmente cedeu o espaço e deu suporte naquelas coisinhas mais que ninguém vê.
Poetas e cantores abrilhantaram a noite.
Resolvi dispor o local como o antigo “Almoço com as Estrelas” ou “o Boteco do Cabral” e lá estavam no palco vinte e cinco artistas que encantaram a noite.
Ao teclado Yara Lopes.
Presentes vários membros do Movimento Poético Nacional, a começar por seu presidente, Sr. Walter Argento, que em breves dez segundos fez discurso de improviso de cinco minutos.
Quem esteve presente divertiu-se muito nesta parte alegre do espetáculo.
Os tenores Antonio Faildes, Arlindo Guariglia, Filippo Carro, Tomasino Castelli, a soprano Amelinha Raimundo e Maura Fernandes completaram a plêiade de cantores ligados ao Movimento.



Os poetas do Movimento Poético Guerino Pinto de Moraes e Terezinha Bertolini declamaram suas poesias lindíssimas.
Um agradecimento especial aos poetas Carlos Moreira da Silva, a Tereza Rocha e Domingo Lage que intepretaram poesias de minha autoria.

Um pessoal lá da “longínqua” Zona Norte – quem ler “Á Independência, Entre Rios” entenderá – também compareceu com brilhantismo.
As poetisas Maria Salete Lima, Noemi de Carvalho Moura e o “causídico cantador” Eufraudisio Modesto Filho ofereceram uma ‘palhinha’ de sua criatividade. Noemi e Eufra, há mais de cinco anos, fazem um lindo trabalho na Casa da Cultura do Tremembé, onde realizam saraus no ultimo sábado de cada mês.
O incansável Eufra colaborou também na montagem do evento.
Apresentaram-se ainda o jovem e promissor poeta Diogo de Carvalho, que veio lá de Guarulhos, a poetisa dos haikais e poetrix Zuleika dos Reis que me era apenas virtual e tive o prazer de conhecer.
A também promissora cantora Ludmilla Duch, que está colocando o pé na estrada musical, dona de lindíssima voz presenteou-nos com uma das canções de seu CD Registros.
Mario César de Aguiar com um banquinho e um violão, Maria Christina Carvalhal com sua voz afinadíssima marcaram presença.
O quase “filho” Rodrigo e sua esposa e parceira Ana Maria cantaram Sampa.
A “prima” soprano Neusa Faccin fez dois duetos. O primeiro com Arlindo Guariglia e ao final com Tomasino quando interpretaram Ave Maria de Gounod, a mesma música que cantaram há quase trinta anos em meu casamento.
Casamento me lembra alguma coisa!
Será que algum dia esquecer-me-ei da maravilhosa interpretação da Roseli, com a poesia Sonho, abrindo o sarau e dos momentos em que fui às lágrimas quando meus dois filhos Thales e Tháric declamaram uma poesia que fiz para filhos e outra – “Rest in Peace, Pater!” - para meu pai?



Agradeço ao Marcos Migliaccio que ficou driblando o som que deu um pequeno problemão, aos cunhados Edinho, na filmagem, Oswaldo – o capista dos livros, o sogrão Álvaro e a “sogrinha” Alzira que muito colaboraram também nos serviços que ninguém vê.
A dupla Sabrina “Café e Leite”, companheiras de meus filhos fotografaram e ficaram na venda dos livros. Café e Leite porque uma é loira e outra morena.
Na platéia, registro, entre outros, a presença do poeta Jacó Filho que veio lá de Lorena só para o evento, as amigas de infância Suely e Márcia que há muito não via.
Será que um dia vou conhecer a Vany, amiga virtual, que pela segunda vez se desencontrou de mim? Ainda escreverei uma crônica especialmente sobre isso.
E como disse:
Consegui juntar partes da família num evento que não era enterro, nem casamento.
Mas era um nascimento.
De filhos, como são para o escritor os livros.
Um abração e muito obrigado a todos que participaram do batizado.
----------------------------------------------------------------
Fotos do evento

3 comentários:

Jacó Filho disse...

Muito bom dia grande mestre Pedro, Muitos foram os destaques no lançamento e ou batizado dos seus livros, mas dois deles eu considero de extrema importância, o primeiro foi o envolvimento da sua família e amigos, uma base sólida para seu sucesso, e a segunda foi a surpresa que seus filhos lhe fizeram declamando cada um, um poema seu, com os quais me identifiquei intensamente, principalmente o Rest in Peace, Pater. Valeu cada segundo que estive presente... Parabéns! E que Deus vos abençoe... Sempre...

Toninho Moura disse...

Parabéns de novo! Pena que não pude ir! Mas, como dizia o Rei: Falando sério, quando posso pegar meu exemplar "autografado ao vivo"?

Anônimo disse...

Muito bom, fica a pergunta, quando teremos outro?

marcos m