10 outubro 2008

SEGUNDO TURNO (humor)

(Este texto foi escrito em 2002, mas é apropriado e adaptável para o tempos de hoje)

Mô, explica para mim o que é essa intenção de voto que vivem falando no rádio ?
Ah! Isso é coisa de político, deixa prá lá...
Explica, mô...
O Giba pensou bem e achou que era melhor explicar... Afinal quando a Terezinha empacava em um assunto, não adiantava desviar... As perguntas viriam como metralhadoras e sempre as mesmas, até naquelas horas... Ele refletiu que não seria nada interessante pensar que a Terezinha ficasse pensando em outroshomens, ainda que fosse no Lula, no Maluf, no Cyro, Serra...
Era melhor explicar...
Terezinha não era nenhum primor de mulher politizada... Muito ao contrário... Aliás, era uma virtude dela entender quase nada da política...
Explica, mô...
Olha Tê, é assim... O pesquisador pergunta às pessoas nas ruas em quem elas estão pensando em votar nas eleições... Qual a intenção de pessoa...
Terezinha fez uma cara de satisfeita e metralhou:
Mô, e se a pergunta vier com segundas intenções...
Como assim, Tê
Se o pesquisador, no fundo, no fundo quiser saber minha afinidade política para um algo mais...
O que está acontecendo, Terezinha...
Sabe o que é, mô... Ontem um pesquisador me fez esta pergunta... Primeiro me perguntou se eu sabia em quem eu iria votar...
Eu respondi, Maluf nunca mais...
Aí ele me disse que o Maluf não era candidato à presidência e me mostrou quatro nomes: O Lula, um tal de Serra, um tal de Cyro e o outro deve ser trote, um tal de Garotinho...
Garotinho é candidato, Terezinha...
Então eu acertei... Falei que votaria nele...
O rapaz me perguntou quanto ao segundo turno...
Eu respondi que se ele agüentasse o tranco, tudo bem... Por isso, acho que o rapaz estava com segundas intenções...
Giba começou a invocar-se com a vergonha que mulher dele deveria ter passado com o entrevistador... Terezinha era de doer...
Terezinha deu-se por satisfeita...
Giba, não...
Tê, me explica uma coisa...
Claro, mô...
Que história é essa de Garotinho agüentar o tranco no segundo turno? Você anda com segundas intenções?
Que é isso, mô? Hoje eu estava ouvindo no rádio que o tal do Garotinho não tem chance... Só dez por cento querem ele... Bom mesmo no primeiro turno é o Lula... Mas ele não agüenta o segundo turno... Quem é melhor no segundo é o Cyro...
Mô, será que ele é melhor que você?
Giba começou a desmoronar com a burrice da Terezinha... Entretanto também começou a ficar cabreiro... Por que ele tinha de ser comparado ao Cyro no segundo turno? Começou a refletir sobre uma eventual insatisfação da Terezinha...
Tê, você está sentindo falta de alguma coisa entre nós?
Claro que não, mô...
Claro que sim, ruminou o capeta dentro do Giba... Por via das dúvidas aumentou a quantidade de pó de guaraná no café da manhã...
-------------------------------------------------------------------------------------
visite http://www.pedrogaluchi.prosaeverso.net

Nenhum comentário: