10 janeiro 2008

INFORMATIZAR É SABER ONDE NÃO ESTÁ

Pode parecer piada ou implicância...
Nestes últimos trinta dias descobri, ou melhor confirmei, para que servem programas de informáticas que catalogam produtos ou fazem cadastros...
Nos mais diversos locais...
Precisei dos serviços de dois hospitais de grande porte e fazer uma pequena compra...
Num hospital eu só queria marcar uma consulta rotineira...
- Impossível senhor... O número de seu prontuário está incorreto...
- Procure pelo nome...
- Impossível senhor, o sistema cadastra pelo número...
(Preciso avisar meus amigos – ao registrar o nenê coloque um número como prenome)...
- Bem... Sugiro que abra outra ficha...
- Impossível senhor, o sistema não aceita dois cadastros...
- Ora, pois, senhorita... Ó pá... Se ele não me encontra em sua relação, como vai saber que há dois cadastros?...
Pacientemente, bem ao meu estilo troglodita, convenci a atendente que eu estava passando o número correto e que o hospital é que estava errado...
Resumindo...
Abriram outro prontuário com o mesmo número para mim, mas não deram o braço a torcer quanto ao desaparecimento do anterior...
No segundo hospital fui pessoalmente buscar uma radiografia que havia deixado com o médico...
O doutor jura que o encaminhou ao arquivo geral...
Já sentiram o drama...
- Nosso sistema diz que o senhor retirou o exame...
- Claro que sim... O médico é que o reencaminhou...
- Procure, por favor, no setor de radiografias...
- O senhor não pode ligar?
- Claro...
Claro que não estava no arquivo geral, nem no setor ambulatorial, nem em parte alguma... Fiquei sem a “chapa”, meu chapa...
Cena três – casa de auto peças...
- O senhor tem a “rebimboca”...
- Deixe-me ver...
- Está em falta...
- E aquela da prateleira? ... Acho que serve...
- É mesmo... É essa mesma...
- Vou levar...
- Preciso chamar o gerente para acertar o sistema...
Como o gerente acabara de sair para almoçar comprei em outra loja...
Sem saudosismo, mas como era bom quando o vendedor sabia o que tinha na loja, a secretaria usava agenda...
Podia até faltar energia elétrica... E o “apagão” vem ai...
Vai chegar antes do resgate dos reféns das FARCs pelo Chávez....

Um comentário:

Lisete Antonelli disse...

Que saudades do tempo que pessoas atendiam o telefone e não ficavamos ouvindo intermináveis sinfonias antes de um stress para NÃO se resolver nada.