10 junho 2008

PAISAGENS CARIOCAS - SÓ POR FOTO



“De tanto levar frechada do seu amor, meu peito até parece, sabe o quê, tauba de tiro ao Árvaro...”
Nananananananã, Adoniran...
E eu sou maluco de cantar essas coisas aqui no Rio...
Vou voltar para Lins...
As milícia vêm e me apaga...
Eu morro de medo...
Isso me abala e eu fico perdida, no meio do tiroteio, diria a Pininha (a secretaria da Dona Gertrudes)...
A Pininha sempre dizia que quando era pequena, gostava de se vestir com uma roupa rosinha e ficava olhando os campos da fazenda lá de Minas, torcendo para aparecer um garotinho vestido de azulzinho para namorá-la...
Romântica a Pininha...
Veio para a Cidade Maravilhosa, mas não deu sorte, não...
Virou diarista, seu patrão é comunista, e ela vive, portanto, sob um comando vermelho e como apesar da cor, não dá para andar na Linha Vermelha, acabou sacolejando todo dia num trem da Central...
Afinal, até a Leopoldina virou trem... Devia ser mineira também... Uai...
Bão, D.Pedro também virou estação...
É Stanislaw, consola a Pininha...
Tom Jobim antes de virar Aeroporto dizia que sua alma cantava quando via o Rio de Janeiro... Hoje quem canta são as armas...
Do Leme ao Pontal...
Nem a Garota de Ipanema se safaria e seria musa...
Hoje, musas são as cachorras dos bailes funk...
Que só não andam no bonde São Januário para não encontrar o Eurico, nem no bondinho do Pão de Açúcar pelo altíssimo preço.
O carioca esnoba e consola-se que o Cristo Redentor foi eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno...
Mas a eleição foi sacanagem... Injusta... Só concorreram lugares tranqüilos... Monumentos seculares...
Não concorreram locais à altura do Rio.
Ficaram fora, por exemplo, a Faixa de Gaza, Beirute, Iraque...
A violência carioca está pra lá de Bagdá.
Está tão violento que os times de futebol cariocas fazem treinamento nos morros...
Subir e descer correndo...
Quem volta vivo, enfrenta o Boca Juniors em La Bombonera...
Acho que o Rio não tem mais jeito...
Nem com São Judas dando uma força para São Sebastião...
Há uns tempos dir-se-ia: É fogo!
Hoje só dá tempo de se abaixar...
--------------------------------------------------------------

Acho que pior que o Rio só a BANCOOP.

Nenhum comentário: