18 julho 2008

TAKEO...PRECISA DE UMA FAXINA


A Pininha ficou brava com o seu Takeo...
A Dalvinha, apelido, da Claridalva, que trabalhava como diarista para o seu Takeo ficou prenhe. Embuchou, como disse ao telefone, avisando ao Takeo que teria que faltar ao trabalho durante uns dias, porque estava meio enjoada.
Essas coisas que dão em grávidas e bêbados...
Às vezes, nem um, nem outro lembra como foi que aconteceu...
O Takeo entrou em pânico.
Bagunceiro que só ele, pediu socorro para a dona Gertrudes, consultando se a Pina não podia quebrar o galho dele...
No bom sentido...
Lá se foi a Pininha arrumar o “sala e quarto” do homem.
Ficou indignada. Arretou-se
“Dona Gertrudes, não dá...”
“O seu Takeo guarda muita lixarada...”
“Não deixa a gente limpar direito...”
“Diz que não pode mexer nisso, não pode mexer naquilo”.
“Vê se pode!”
“Conte as fofocas, Pina!”, rebateu dona Gertrudes, curiosíssima em saber se a Pina descobrira algum segredo do Takeo.
“Se a senhora não me interromper que eu conto tudo...”
“Eu acho que ele é terrorista, maníaco sexual, alguma coisa assim...”
“Eu estava limpando a cozinha quando ele saiu... Ele foi avisando: Não mexe no quarto!”
“Magina que eu ia perder a oportunidade!”
“Ele saiu, eu corri pro quarto!”
“Que bagunça, dona Gege...”
“Olhe o respeito, Pina...”
“Tá bom, não conto!”
“Pára, Pina! Conta logo!”
“O quarto estava arrumado... Tinha era muito pó... E como o Takeo junta caixa...”
“Pensei...”
A Pininha pensa... Devagar, mas pensa...
“Ele deve colecionar revista de mulher pelada...”
Eu estava mexendo em uma cheia de jornal e não é que ele voltou...
Esqueceu a carteira...
Ouvi o barulho da porta e cai da escadinha...
Aí, ele ouviu e me deu um flagra...
Tentei explicar, mas levei um ralo...
Eu não ia deixar barato, né patroa...
Fui pra cima...
A Pina tem metro e meio...
Seu Takeo, se o senhor ficar dando de macho comigo eu não limpo nada...
Ele amansou...
Disse que não era para mexer naquelas caixas, e piriri, pororó.
Eu falei que ou eu limpava direito ou não limpava nada...
Se não mexer nas caixa não dá para limpar direito...
Tem que mudar tudo...
Convenci o homem, Gegê...
Ele me deixou mexer...
Uma caixa, muito velha, rasgou o fundo...
Os jornais estavam amarelinhos, amarelinhos...
Achei que o Takeo era tarado... Maníaco...
Estava escrito...
Crime da Rua Tonelero... Nunca ouvi falar... Deve ser favela do Rio...
O Takeo começou a me contar uma história meio confusa que tentaram matar um político e que o presidente acabou se suicidando por causa disso...
Não quis saber não... Chega de desgraça...
Já pensou, dona Gertrudes? Se para cada político que a gente tem vontade de matar, se suicida um presidente, ia ser feriado todo dia...
Quando é enterro de presidente é feriado, né dona Gertrudes?
Achei uns outros jornais que eu fiquei achando que o Takeo era espião de algum lugar...
Não entendia nada...
Eu anotei escondido...
JK quebra IAPB, IAPC, IAPETEC, IAPI...
Ele ia explicar, mas não quis saber também não...
Não ri de mim, dona Gertrudes, senão eu paro e a senhora não fica sabendo os segredinhos do Takeo...
Depois eu fiquei com dó do Takeo...
Ele comprava jornal com receitas...
Eu vou tentar fazer qualquer dia, mas só de olhar acho que não vai dar certo...
Ao invés de camarões, estava escrito Camões... Deve ser o maitre.
E alguém deve ter passado mal, porque era um tal Ai, Ai, Ai, Ai, Ai.
Acho que eram cinco...
Também pudera! Os cozinheiros eram militares...
Esse pessoal cozinha muito mal...
A senhora não vê no Recruta Zero?...
E tem mais coisas que o Takeo precisa limpar...
Eu vi com estes olhos umas revistas que estava escrito censurado...
Deve ser sacanagem...
O que é Pasquim, dona Gertrudes?
É verdade que um jornalista se enforcou na Delegacia e colocaram a culpa nos policiais?
Como tem coisa pra limpar...
Ele é doido... Eu vi que ele marcava as caixas mais ou menos assim...
1950 até 1960. 1960 até 1970.
Tinha uns jornais de Copa do Mundo...
Tinha a foto do Pelé.
E ia assim, 1970 até 1980.
Dona Gertrudes, o que é piximam?
Na caixa de 1990 tinha uns jornais escrito isso.
O Takeo queria explicar, mas acho que ia era me cantar...
E acho que ele está piorando...
Agora ele junta os jornais em caixas por ano.
Tinha até uma que só se via Mensalão, mensalão...
Noutra Dossiê... Dossiê é receita de doce em francês, não é não Gegê?
O presidente até falou que nós, o povo, não sabemos o que é dossiê.
Não sei mesmo...
Agora eu sei de uma coisa...
O apartamento do Takeo precisa de uma limpeza...
E vai demorar...
E eu acho que ele não gosta da fruta.
Não achei nenhuma revista de mulher pelada...
Nem de homem...
O seu Takeo, sei não dona Gertrudes...

(continua)

Um comentário:

Enio Luiz Vedovello disse...

Esse Takeo está doido, mesmo. Logo me aparece com um recorte mostrando uma foto do Presidente, magro e fantasiado de operário.