01 novembro 2008

CAÍ NA MALHA FINA



Fui premiado pela Receita Federal.
Preferia ser premiado por um dos caça níqueis das Loterias Federais.
Como quer ganhar, se não joga? Incomodou-se o grilo (*).
Eu não ganho nem disputa de par ou impar da mão esquerda contra a direita.
Pudesse optar não apresentaria declaração nem votaria, pois se fossem coisas boas não seriam obrigatórias.
Coisas boas, na maioria das vezes, são proibidas.
Também não entendo porque o termo “Malha Fina”.
Deve ser para pegar coisa miúda no fundo do aquário.
Para os grandes sonegadores, os tubarões, bastariam malhas grossas, senhor Leão.
Antes de ir ao Posto da Receita, que não deveria chamar Receita porque deixa a gente doente ao invés de curar, fiquei pensando com meus zíperes.
Onde errei?
Além de haver nascido no braziu “varemnós”.
Fica quieto! Podia ter nascido na Venezuela, Bolívia, Peru, Somália...
Fica quieto, você, grilo enxerido!
Terei esquecido de lançar meus rendimentos de aposentado?
Meu Santana 94 deve ser incompatível com meus rendimentos?
Já sei! Anteviram o sucesso de meus livros e tributaram-me antecipadamente para evitar evasão fiscal como dizem fazer alguns escritores brazileiros que moram em Paris.
Fiscalizaram a movimentação de meu cartão de crédito?
Não tenho cartão de crédito.
Aliás, não peço crédito em lugar algum.
Só compro “cash”.
Nada em “veis”.
Só emito cheques com mais de seis dígitos, desde 1997, quando fui roubado e tive meu nome inscrito no cartório de Protesto e Lista Negra do BACEN, porque um idiota carimbou o código de cheque sem fundos (alínea 12), quando o correto era cheque contra ordenado (alínea 21).
Como minha conta raramente chega a seis dígitos, posso dizer que não uso cheques.
A Receita deve ter percebido que paguei um imóvel inteirinho para a BANCOOP e a Cooperativa não entregou.
Suspeitaram de lavagem de dinheiro?
Levaram meu dinheiro, isso sim.
Será que o pessoal da estrelinha vermelha que dirige a cooperativa habitacional denunciou-me aos companheiros do Fisco?
Lá fui eu.
Foi num dia em que até a pomba achou que minha cabeça era penico, lembram?
Juntei todos os documentos que possuía.
Pensão do INSS, carnê do plano de saúde do SUS, carnês da escola – pública - e tudo que era doação.
O quêêêê?
Não posso abater o SUS como convênio médico?
Nem os remédios que o artista de TV disse que curam dor de cabeça, melhoram varizaes e hemorróidas?
Carnê da Associação de Pais e Mestres de escola pública também não pode?
Não podia abater os dez “mangos” que doei para o “Criança Esperança”?
Oh! Dotô! Isso o Didi não disse.
A Associação dos Ceguinhos Luz do Sol não é filantrópica?
Por que não posso abater as despesas do veterinário da Chininha, minha chihuaha?
Ela é minha dependente, sim senhor.
E a Pininha é mais que uma secretária do lar... É da família, também.
Fecha essa matraca! Alertou-me o grilo.
Posso pagar em até sessenta meses?
Legal! É que nem consórcio?
Se eu pagar todas as parcelas em dia, ganho um prêmio do Baú?
Cala a boca! Berrou o grilo.
Brincadeirinha. É que seu Sílvio pelo menos dá algo em troca quando a gente paga direitinho.
Assim se deu.
Ganhei um carnê tipo Casas Bahia, com a diferença que não levei nenhum eletrodoméstico.
E nem foram sessenta parcelas porque minha dívida não era tão grande assim.
Pelo sim, pelo não, fechei o bico, afinal manda quem pode, obedece quem tem juízo!
Vai que descobrem mais falcatruas na minha declaração.
Vocês sabem, né...
Aposentado só faz falcatrua... Tem conta em Paraíso Fiscal... Recebe mensalão...
Pára, grilo! Não enche!
Posso falar só mais uma coisinha?
Tudo que disser poderá ser usado contra você! Esgoelou-se o grilo!
Seu grilo, vou falar só mais uma coisinha...
Morrerei convicto que assalariado pagar imposto de renda é coisa de país subdesenvolvido.
O jeito foi “relaxa a glosa”, porque de acordo com a legislação e normas tributárias vigentes neste braziu, a Receita estava certa e eu me ferrei.
Nada a declarar, nada a declarar, nada a declarar...
É assim que se fala, grilo?
.....................................................................................
(*) Grilo Falante – Originário do livro Pinóchio é o nome que se dá a consciência dos meninos. As meninas chamam de Grilo Escutante...

Nenhum comentário: