20 abril 2008

OS VIGILANTES CÃES NO TELHADO

Ontem assisti AFRO SAMBAS... Mais um belo espetáculo montado pelo Coral da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) comemorando 40 anos de existência. Infelizmente a Unifespe esteve na midia porque seu reitor usou, por engano é óvio, cartões corporativos... O espetáculo, como sempre de um colorido lindissimo, apresenta músicas de Baden Powell e Vinicius de Moraes... Muito mais que um coral, dão um show de interpretação... vale a pena.. Em cartaz até o dia 28 de abril na rua Botucatu, 825 - Vila Mariana.
Uma cena chamou-me a atenção, outro dia no bairro da Saúde
Passava de carro e a principio não acreditei...
Havia um cachorro no telhado de uma casa...
Não resisti... Estacionei...
Não havia um... Havia dois...
Belisquei-me para ver se estava vivo e como àquela hora ainda não havia bebido nada, a cena era de verdade...
Dois cães no telhado da casa assobradada...
Comecei a rir...
Lembrei-me daquela anedota onde a empregada liga para o patrão, em viagem, e diz-lhe que o gato morrera...
O patrão a repreende dizendo que notícias daquele porte não podiam ser dadas de chofre... Ele precisava ser preparado para esses eventos, senão corria o risco de ter um enfarte e sugeriu que sempre que tivesse notícias ruins a lhe passar dissesse, por exemplo:
“O seu gato subiu no telhado”...
Dias depois recebeu um telefonema, nos dias de hoje um email:
”Sua mãe subiu no telhado...”
No telhado da casa havia, realmente, dois cães...
Um de pequeno porte e outro com ar mais feroz...
Ambos como costumo dizer “Furassacos”... Démodé falar-se em “vira latas” e não gosto de SRD (Sem Raça Definida)... Acho preconceituoso falar-se em raças e essa história de raças já levou o mundo a guerras sangrentas...
Os cães olhavam atentos e vigilantes para o pequeno movimento da rua...
Sentindo-me seguro pela distância, resolvi atravessar a calçada e aproximar-me...
O grande só rosnou... O menor, como todo ser pequeno, armou barraco, começou a latir, aquele escândalo...
É sério, pensei com meus zíperes... Estão vigiando a casa...
Será que eles pulam de lá? Onde está escondida a escada?
Talvez fossem como olheiros do tráficos...
Apenas davam sinal para um rottweiller ou pitt bull, agente secreto, escondido atrás do muro que me destroçaria?
Não tentei conferir...
Aos incrédulos, fotografei e mandarei para algum jornal...
Quem sabe faturo uns trocos pela foto diferente...
A gente fica matutando cada coisa...
Como os cães subiram naquele telhado?... Quem os colocou lá?... Pra quê?...
Veio-me a mente outra mensagem veiculada na Internet, onde uma tartaruga foi fotografada em cima de um poste e comparada ao atual presidente...
Ninguém sabe quem colocou lá, não sabe o que fazer lá e o pior, é que o LuLLa não quer sair de lá...
Os cães, ao menos parecia, faziam alguma coisa útil lá em cima...

Nenhum comentário: