05 junho 2009

BANHO É UM PERIGO!

BANHO É UM PERIGO!

Cascão tem razão!
Banho é um perigo.
Principalmente para idosos.
Meu avô tomava um por semana.
No inverno menos, porque a casinha ficava no fundo do quintal.
O quase octogenário viveria até mais não fosse o cigarro.
Estou entrando naquela idade em que tenho que tomar cuidado.
Não consigo ficar sem banho, mas já estou saindo do banho vestido.
Onde enfiei minha meia de lã?
O frio já começa a congelar meus dedos do pé que tanto correram descalços na rua atrás de bola debaixo da chuva.
Sabem que ainda me lembro das garoas de St. Paul?
Elas existiram mesmo.
Até hoje escuto: “Vem pra dentro que vai se resfriar!”
Acho que era imune a gripes.
Estranhava quando algum dos meninos tinha que pincelar a garganta.
Era passar mercúrio na garganta.
Outro dia fui ao posto de saúde e na entrada, gentilmente, me perguntaram se eu iria tomar vacina para gripe.
Ofendi-me!
Mas começo a me preparar para enfrentar a agulha dentro de alguns poucos anos.
Fechem a janela que acabei de sair do banho.
Nem adianta pedir que não vou à padaria.
Não é preguiça!
Prevenir é melhor que remediar!
E o plano de saúde está pela hora da morte!
Ai! Arrepio-me só de escrever.
Epa!
Arrepio pode ser sinal de febre.
Minha mãe contava que eu tinha meses e tive uma febre muito forte durante dias.
Pensaram que não sobreviveria.
Agora acredito que isso seja viável.
Uma friagem... Uma febre...
Comprei um termômetro e já sou conhecido no Pronto Atendimento.
Esses médicos não têm criatividade.
São muito repetitivos.
Nada nos pulmões. É só uma rouquidão.
Não foi desta vez.
Cada dia acredito mais no Cascão.
Velho não deve se descuidar.
Não deve tomar banho no inverno.
Janela aberta nem pensar.
Reação química em cadeia.
Banho quente com vento frio resulta em friagem.
Friagem origina um resfriadinho.
Do resfriadinho vem a gripe.
E não é daquelas gripinhas que saram em uma semana com remédio ou sete dias sem medicação.
Pode ensejar uma pneumonia.
E velho quando pega pneumonia é internação, UTI e óbito.
Começo a me acostumar com a idéia de tomar banho dia sim, dia não.
Meu avô era um sábio!
Todo cuidado é pouco!
Como sou quase “sem quase tudo”, quem sabe eu chego aos cem.

Um comentário:

Anônimo disse...

PINCELAR a garganta!!!?????
Vc. tirou do fundo do baú!!!!
Fique com inveja, de tomar vacina contra gripe(sem pagar), pq. o melhor de tudo, é passar na frente de todos e ser atendido rapidinho em todos os lugares!!!!!
Abraço Palmeirense.