01 maio 2009

GRIPE SUINA?

O governo brasileiro com certeza deve estar vibrando com a pandemia da febre suína.
Distração geral no povo.
Horas e horas de entrevistas na TV.
Perda de tempo!
Gripinha à toa!
Precisa esse pandemônio?
O brazileiro está lá preocupado com a febre suína?
Vejamos alguns trechos de jornais referentes ao primeiro trimestre de 2009:
“... A situação da dengue é mais preocupante em Itabuna, com mais de dois mil casos da doença notificados. Somente nos últimos seis dias, no Hospital de Base, 600 pessoas foram atendidas com sintomas da doença. Já foram confirmadas as mortes de cinco pessoas... Outras duas mortes com suspeitas da doença, ocorridas nesta semana, ainda não foram confirmadas pela secretaria. Na Bahia, foram notificados 15.395 casos de dengue clássica, 208% a mais do que no mesmo período do ano passado. Outros 123 casos são de dengue hemorrágica...”
“... A Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo registrou este ano, até o último dia 6 de abril, 24.989 notificações de dengue em todo o estado. Entre as 20 mortes suspeitas por dengue grave ocorridas em 2009, 14 óbitos já foram confirmados e seis estão em investigação...Foram notificados, segundo a secretaria, até quinta-feira (16), 708 casos suspeitos da dengue grave que evoluíram para cura, incluindo 13 de outros estados. Do total, 99 foram confirmados como dengue com complicações e 58 como febre hemorrágica da dengue. Dos 14 óbitos confirmados, oito foram em decorrência de febre hemorrágica da dengue...”
“... Até o dia 18 de fevereiro de 2009, o Estado do Rio de Janeiro notificou 2.297 casos de dengue, sendo 1.918 no mês de janeiro e 379 em fevereiro. Há 12 óbitos sendo investigados...”
“... O estado de São Paulo já tem oito mortes confirmadas por febre amarela, seis delas na cidade de Piraju, estância turística a 313 km da capital paulista. Outras duas mortes foram registradas nas cidades de Sarutaiá, que fica a 12 km de Piraju, e em Itatinga, a 80 km de distância... Temos 42 casos suspeitos de febre amarela. Dos oito doentes confirmados, seis morreram e um permanece internado. Falta o exame da sétima vítima, mas é praticamente certo que a morte foi pela doença...”
“... Uma menina de 9 anos é a oitava morte provocada pela meningite em Salvador, na Bahia, neste ano. Com a confirmação da morte da criança, subiu para 23 o número de mortes causadas pela doença em 2009 em todo o estado...”
“... Ainda segundo informações da secretaria, um novo balanço sobre a doença no estado deve ser divulgado ainda nesta quinta-feira (30). Até o fim de março, o estado registrava 219 casos, com 22 mortes. No ano passado, em todo o estado, foram registrados 1.279 casos de meningite com 123 mortes...”
Esses dados são os divulgados.
Como será que anda a mortalidade infantil dos moradores das palafitas?
Febre suína?
Desce um chopp, uma bisteca, torresmo e um pedaço de toucinho...

Nenhum comentário: