15 maio 2009

COTA UNIVERSITÁRIA - QUERO A MINHA

Para lavar a roupa de minha sinhá! Para lavar a roupa de minha, sinhá!
Minha mãe não gostava muito dessa música.
Dizia que lembrava um tempo de infância em que tinha que ajudar minha avó.
Era lavadeira!
Caminhava por ruas de terra da hoje nobre região dos Jardins em St. Paul. carregando fardos de roupas das madames.
Gente pobre! Trabalhadeira!
Num outro local, perdidos na mata da região de Atibaia, um casal de italianos, vivendo do roçado à beira do rio, numa região hoje favelizada iam parindo brasileiros.
Se pescassem e as pragas não estragassem o roçado tinham o que comer.
Saíram de lá de Portugal e da Itália num barco de imigrantes para fazerem a América.
Nenhuma das duas famílias saiu da pobreza naquela geração.
A esperança daqueles velhos analfabetos era que a escola fosse a salvação da lavoura.
E tinha que ser escola pública!
A mesma escola pública, hoje, tripudiada pela população e ignorada pelo governo.
Esse redutinho de tráfico e violência das cidades grandes.
Os netos tiveram que estudar para se equilibrar e não serem excluídos das escolas.
Duas reprovações na mesma série era jubilamento.
Expulsão!
Alguns sobreviveram e conseguiram os cobiçados diplomas de colegial, clássico, científico, normal.
Haja latim, álgebra, montanhas de conjunções e funções do SE e QUE.
Não apenas e exatamente por isso, num país onde o presidente diz que não precisou de escola (nem de trabalhar), fugiram da linha da pobreza, atingindo o cobiçado lugar na classe média e uns poucos ingressaram na Faculdade.
Com muito estudo para passar na peneira.
Num tempo que Universidade não era apenas um prédio bonito cercado de barzinhos, com publicidade que a modelo, o ator ou o deputado indica.
Nenhum desses imigrantes fez a América.
Nenhum enriqueceu nem honestamente, nem entrando para a política.
Pelo menos que eu ou o Leão da Receita Federal saiba.
Caraca!
Me matei de estudar!
Quantas partidas de futebol deixei de jogar na rua, porque tinha provas e lições de casa e minha mãe torrando a paciência, insistindo que eu tinha que estudar para não ficar desempregado igual meu pai?
Trabalhar de dia, estudar à noite.
Ou vice-versa!
Chega de lamúrias!
Vou entrar para a política!
Meu campo de ação será a defesa de cotas escolares para descendentes de imigrantes e o pagamento de bolsas-família retroativas ao final do século XIX, sem precatório.
Ah! Se eu e outros meninos, descendentes desses imigrantes europeus, os japinhas e os negrinhos que estudávamos e brincávamos juntos tivéssemos esses privilégios!
Nossa vida teria sido bem mais fácil!
Chega de preconceito e discriminação!
Cota para todos descendentes de imigrantes, já!

Nenhum comentário: