10 setembro 2007

FALTA A LUZ DE UMA LANTERNA

FALTA A LUZ DE UMA LANTERNA

Muitas vezes tenho vontade de imitar Diógenes e sair pelas ruas trajando apenas uma lanterna, à luz do dia, buscando um único político honesto. Aliás, como se avizinham as eleições municipais de 2008, se algum se qualificar como político honesto pode enviar o currículo para mim. Se passar na avaliação, faço campanha. Mande também a “folha corrida” ou atestado de antecedentes. E como disse Vinicius de Moraes, assinado embaixo e com firma reconhecida: “deus”... De antemão, dispenso currículos do partido da estrela vermelha, da ética incorruptível que vale trinta dinheiros. A lanterna seria muito útil para clarearmos e extirparmos a votação secreta do plenário escuro de nosso senado onde se escondem todos os tipos de alcoviteiros e chupins do poder. Levantem vozes e acompanhem-me os que não se enquadram. É preciso iluminar os porões do poder. São quarenta milhões de corruptos neste país. Milhares de “quarentas mensaleiros” já identificados e muitos milhares loucos para ser. A bola da vez é o renan...
Que me desculpem os alagoanos honestos e desconhecidos, mas além do Zagallo têm alguém renomado nascido por lá, que não esteja envolvido em falcatruas. Floriano, Deodoro, Collor, PC, Lyras... E quanta pobreza por lá... Esgoto a céu aberto, falta de saneamento básico na capital e em cidades próximas. Estive lá e vi... Precisei de um médico a vinte quilômetros da capital e não tinha nenhum, em meio a luxuosas mansões...
Seria recomendável, terminar com as capitanias hereditárias nordestinas, fazer um estado único do Rio Grande do Norte a Sergipe. Ao menos, terminaria a luta por Fernando de Noronha. E a divisão do país em muitos estados pobres só faz aumentar a pobreza e a riqueza dos clãs.
Ah! Quanto a lanterna. Como não vejo nenhuma luz ao final do túnel, poderia levá-la à frente. Quem quiser seguir a idéia, pode trazer vela de sete dias, vela de macumba, qualquer forma de luz que possa reacender alguma esperança neste país.
Se me prenderem por falta de decoro ao imitar o rei que está nu, por favor, tenho direito a prisão especial, que face a imediata nudez não poderei comprovar no momento da prisão.
E se apagarem a lanterna, alguém acenda outra, por favor...

Um comentário:

Enio Luiz Vedovello disse...

Bom texto, Pedro. Tenho procurado fazer campanha por um voto consciente no meu blog, também.
Por menos que seja, se cada um tomar cuidado de ser consciente ao votar e pesquisar bem antes, por exemplo dando uma olhada no Transparência Brasil antes de escolher o candidato.
A propósito: já adicionei seu feed ao meu agregador, e você está convocado a responder minha pesquisa.