21 setembro 2007

LEMBRAR E RESISTIR

O título de hoje é uma lembrança à peça teatral montada há alguns anos em São Paulo nos porões do DEIC. Retratava as cruéis agruras vividas pelos “comunistas” e “terroristas” nas mãos do governo militar... A situação no Braziu é quase essa novamente... Por enquanto o pessoal da estrela vermelha está apenas comprando e negociando cargos para manter-se no poder, mas se for preciso colocarão em prática as práticas aprendidas em Cuba e as teorias advindas da democracia bolivariana. Aliás, o pessoal que está aprendendo democracia na China estará de volta na semana que vem.
Quero lembrar duas coisas.
A primeira, até lembrando o dia do radialista – 21.setembro, é a perseguição e acusações contra os jornalistas, estes “terríveis” delatores do dia a dia nos porões da “democracia” de balcão que se instalou lá na Ilha da Fantasia.
Boris Casoy e Salete Lemos perderam seus empregos na emissora do Bispo, por criticarem o governo. Salete Lemos perdeu novamente seu emprego na TV Cultura São Paulo. E agora César Giobbi, saindo do Estadão, onde escrevia Persona no caderno Dois. Diz a lenda que a causa foi a “denuncia” sobre a compra de casa em Hanga Hoa, condomínio em Bertioga pelo emergente empresário Lulla Filho. Coincidência ou não, o fato é Giobbi perdeu seu emprego, não por sua iniciativa, como diz em sua última coluna. Como uma coisa leva a outra, lembro que Lulla Pai é cooperado da BANCOOP, num apartamento em Guarujá. E puxando o fio, a segunda lembrança. Também na Coluna Persona, sob nova direção, encontramos a lamentável noticia que o Teatro Fábrica pode fechar suas portas em 2008. Sempre é triste o fechamento de um espaço cultural. Mas , um detalhe salta aos olhos... O teatro foi reformado com dinheiro da BANCOOP... Das duas, uma... Ou a BANCOOP é um Rei Midas às avessas e onde põe a mão transforma, como na música de Rita Lee, em“tudo vira bosta” ou é no mínimo muito estranho o fechamento do teatro, no momento em que o MP lança seu olhar um pouco mais apurado sobre as atividades da cooperativa...
É bom lembrar essas coisas para melhor resistir ao que se prenuncia raiar no horizonte do Braziu...

Nenhum comentário: