FALTA A LUZ DE UMA LANTERNA
Muitas vezes tenho vontade de imitar Diógenes e sair pelas ruas trajando apenas uma lanterna, à luz do dia, buscando um único político honesto. Aliás, como se avizinham as eleições municipais de 2008, se algum se qualificar como político honesto pode enviar o currículo para mim. Se passar na avaliação, faço campanha. Mande também a “folha corrida” ou atestado de antecedentes. E como disse Vinicius de Moraes, assinado embaixo e com firma reconhecida: “deus”... De antemão, dispenso currículos do partido da estrela vermelha, da ética incorruptível que vale trinta dinheiros. A lanterna seria muito útil para clarearmos e extirparmos a votação secreta do plenário escuro de nosso senado onde se escondem todos os tipos de alcoviteiros e chupins do poder. Levantem vozes e acompanhem-me os que não se enquadram. É preciso iluminar os porões do poder. São quarenta milhões de corruptos neste país. Milhares de “quarentas mensaleiros” já identificados e muitos milhares loucos para ser. A bola da vez é o renan...
Que me desculpem os alagoanos honestos e desconhecidos, mas além do Zagallo têm alguém renomado nascido por lá, que não esteja envolvido em falcatruas. Floriano, Deodoro, Collor, PC, Lyras... E quanta pobreza por lá... Esgoto a céu aberto, falta de saneamento básico na capital e em cidades próximas. Estive lá e vi... Precisei de um médico a vinte quilômetros da capital e não tinha nenhum, em meio a luxuosas mansões...
Seria recomendável, terminar com as capitanias hereditárias nordestinas, fazer um estado único do Rio Grande do Norte a Sergipe. Ao menos, terminaria a luta por Fernando de Noronha. E a divisão do país em muitos estados pobres só faz aumentar a pobreza e a riqueza dos clãs.
Ah! Quanto a lanterna. Como não vejo nenhuma luz ao final do túnel, poderia levá-la à frente. Quem quiser seguir a idéia, pode trazer vela de sete dias, vela de macumba, qualquer forma de luz que possa reacender alguma esperança neste país.
Se me prenderem por falta de decoro ao imitar o rei que está nu, por favor, tenho direito a prisão especial, que face a imediata nudez não poderei comprovar no momento da prisão.
E se apagarem a lanterna, alguém acenda outra, por favor...
10 setembro 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Bom texto, Pedro. Tenho procurado fazer campanha por um voto consciente no meu blog, também.
Por menos que seja, se cada um tomar cuidado de ser consciente ao votar e pesquisar bem antes, por exemplo dando uma olhada no Transparência Brasil antes de escolher o candidato.
A propósito: já adicionei seu feed ao meu agregador, e você está convocado a responder minha pesquisa.
Postar um comentário