17 setembro 2007

ATENDIMENTO PREFERENCIAL PARA INOPORTUNOS IDOSOS

Estou quase chegando lá, mas acho extremamente inoportuna a maneira como é feito o atendimento preferencial de idosos, especialmente em bancos e repartições públicas. O fundamento da lei é benéfico, sem dúvida, mas há um desvio de rota.
Bancos e repartições públicas são entidades que por princípio atendem pessimamente a população, com longas filas sem que nossos ineptos governantes tomem qualquer atitude para melhorar. Aos banqueiros por um principio de exploração de seus caixas. Ao governo por inépcia mesmo... Aliás, onde está o atendimento especial do INSS. Os idosos morrem e não recebem suas pensões e aposentadorias. Os estados e municípios não pagam precatórios. O Judiciário não cumprem a contento o estatuto do Idoso.
E lá estamos nós na imensa fila... De repente, chega um idoso. E passa na frente. Via de regra, os idosos demoram mais que motoboy, para entender o problema que foram resolver. A hora passando, nosso horário de almoço também...
Agora, pela Lei de Gerson, virou moda contratarem aposentados para fazer o serviço de boys. Eles não recolhem INSS e “furam” filas.
Ainda não fosse apenas isso. Tenho opinião formada que os aposentados encaram as filas como atividade social. Gostam de um papo com o caixa... Falar de trabalho na ativa nas repartições públicas. Além disso, depois da fila que furaram, vão sair dali para outra atividade morosa. Um baile da terceira idade. Um bingo – ainda bem que estão fechando todos esses centros de extorsão em São Paulo. Uma fila de supermercado. Já viram como aposentado adora um supermercado?
E nós ali esperando.
O atendimento preferencial deveria ser de um modo diverso. Cadeiras estofadas, chazinho, revistas da semana. E uma senha igual a minha. Isso é um atendimento VIP e preferencial. Não, simplesmente furar fila. A minha reclamação perene e constante em todas as filas que perco tempo em enfrentar poucos ouvem, mas eu queria só ver um agrupamento de aposentados reclamando e falando todos ao mesmo tempo.
O atendimento iria melhorar. Isso, iria...

Um comentário:

Enio Luiz Vedovello disse...

Aceito a idéia das cadeiras. Mas com um caixa especial e exclusivo só para os aposentados. Assim eles ficam na fila deles, conversando, e a outra flui.
Tem muitas empresas contratando aposentados porque, além de furar a fila, eles aceitam qualquer migalha que melhore um pouco o valor da esmola do INSS...