27 novembro 2017

SARAUS – Observações e questões de comportamento.


Você tem na agenda diversos saraus para o mesmo dia. Em qual ir?
Tem um muito bom, mas nunca começa na hora marcada. Seu início sempre atrasa e reflete na hora de encerrar... Desanima!... Entendo...
Mas, você pensou, pensou e afinal decidiu-se por ele mesmo.
Esse trânsito! Mesmo com o início atrasado você atrasou? Calma! Todos vão perceber seu atraso... Não desvie a atenção do público. Não é necessário entrar acenando para todos os lados, nem ir abraçar o apresentador. De preferência, aguarde um intervalo nas apresentações.
Repita um mantra: “Silêncio!... Silêncio!... Silêncio!... ”
Especialmente durante as apresentações. Se a conversa é urgente, saia do ambiente. Se for amenidade, aguarde o final do sarau e faça um happy-hour.
Atender celular, assemelha-se a crime hediondo.
Alguém encerrou a apresentação... Aplauda! Mesmo se não entendeu bulhufas da poesia ou não conseguiu escutar a música, porque estavam conversando ao seu lado ou no corredor.
Chegou sua vez? Sim... É você que o apresentador chamou...
Atenção! Sarau não é ”pocket-show”, nem palestra. Para mostrar a qualidade de sua arte não é preciso repetir “duzentas e dezenove vezes” o refrão da música, nem apresentar poesias do tamanho dos “Lusíadas”. Há dezenas de pessoas esperando “seus três minutinhos de fama”.
Não desvalorize sua apresentação, desculpando-se que está afônico ou assemelhado. Quem conhece sua qualidade não precisa de explicações.
Chegar um pouco mais cedo e se entender com os músicos é melhor que não encontrar o tom na sua vez de apresentar-se.
Diga quem é o compositor da música ou autor da poesia que irá apresentar. Se não souber não informe errado. Por exemplo, Elis Regina nunca compôs nenhuma música e “Rosa de Hiroshima” não é dos Secos e Molhados.
Cuidado! “Domínio público” e “autor desconhecido” não são a mesma coisa.
Não explique poesias. Quintana já dizia: “Não tem porque interpretar um poema. O poema já é uma interpretação."
Pronto! Apresentou-se... Foi aplaudido, apesar do barulho da plateia...
Agradeça, volte ao seu lugar e ao mantra: ““Silêncio!... Silêncio!... Silêncio!... ”
Poxa! O sarau está bom, mas começou atrasado quarenta minutos e você precisa sair antes do final... Tem outro sarau... Que começa na hora!...
Tenha a mesma atitude da chegada atrasada. Ou seja, não desvie a atenção do público. Não é necessário sair acenando para todos os lados, nem ir abraçar o apresentador. De preferência, aguarde um intervalo nas apresentações e saia à francesa... de fininho.
Não me leve a mal! Sarau é legal! E que saber mais? “SARAUS “ são legais!!!
Volte sempre! Mês que vem tem mais!

Nenhum comentário: